terça-feira, 20 de novembro de 2012

Reportagem Profissão Reporter


Projeto sobre o blog:Tema:A GLOBALIZAÇÃO TECNOLOGIA E AS MUDANÇAS NA VIDA DAS CRIANÇAS E REPORTAGEM NO MUSEU AFRO BRASILEIRO.


INTRODUÇÃO

Durante este projeto vamos abordar a globalização e a tecnologia na vida das crianças, como é o relacionamento, cada vez mais precoce, das crianças com a tecnologia e de que forma isso muda o comportamento delas. Com elas cada vez mais inteiradas com as novidades tecnológicas, os professores não podem ficar parados e também devem se atualizar, para poder acompanhar o ritmo que seus alunos recebem informações do meio exterior. Ainda não se pode ficar sem o acompanhamento de uma metodologia adequada ao ritmo da informação hoje em dia, uma vez que de nada adiantaria uma evolução entre alunos e professores se os métodos de ensino permanecer sempre os mesmos.
Paralelo a isso, temos um exemplo de cultura de raiz, aquela que foge completamente das modernidades que a maioria dos alunos está acostumada. Mostraremos um pouco do Museu Afro Brasileiro, suas obras e sua história, e como as crianças, acostumadas a tecnologia e modernidades, encaram tradições seculares.

1.1 JUSTIFICATIVA

A tecnologia nas escolas tem como objetivo principal discutir a partir dos estudos de autores sobre a infância. O comportamento das crianças na atualidade vem sendo mudado através das influencias do mundo adulto e das tecnologias.

Observamos a influencia dos produtos da modernidade, sobretudo as tecnologias na vida das crianças e na sala de aula.
A proposta de utilizar as tecnologias no processo educativo desde as series iniciais, seria para ampliar a escola, revolucionando a educação e reformulando a mente das crianças.
  Para Historia o Museu relata sobre uma cultura de um país que aos poucos vem se desenvolvendo de um modo globalizado.
 No Museu a cultura é tradicional no meio da tecnologia como ex:o celular , o computador ele leva para a escola o conhecimento de uma cultura onde se bloqueia o preconceito racial e passam a conhecer as origens Afro brasileira.

1.2 OBJETIVO GERAL

 

 Objetivo deste trabalho é identificar as representações sociais de criança compartilhadas por professores e alunos, analisando as suas relações com a presença das tecnologias digitais da informação na sociedade atual. Partimos da suposição de que a cultura contemporânea, onde ocorre à constante propagação das tecnologias, em especial as digitais, têm influenciado na maneira como a sociedade define a criança. Aprofundamos alguns aspectos relacionados à evolução histórica do conceito de criança e à inserção das tecnologias na sociedade, em especial na escola.

 Este projeto tem como objetivo principal discutir a partir dos estudos de autores sobre a infância, o comportamento das crianças na atualidade que vem sendo mudado através das influências do mundo adulto. Essas mudanças que vem ocorrendo no mundo infantil são perceptíveis a todos e muitas vezes os valores e desejos das crianças em nada mais têm a ver com a infância. Dessa forma, abordamos rapidamente questões referentes ao ser criança e à infância em tempos passados e a infância na atualidade observando a influência dos produtos da modernidade, sobretudo a mídia, na vida das crianças.
Assim como na cultura seja no Museu Afro Brasileiro, nos deparamos com diversas formas de tecnologia, dentre eles são: pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, livros, vídeos e documentos, de artistas e autores brasileiros e estrangeiros, relacionados com a temática de reconhecer a presença de alguns elementos do passado no presente do local estudado, projetando a realidade de uma sociedade numa dimensão histórica, identificando a participação de diferentes sujeitos e fazer relação de acontecimentos de outros tempos na da vida atual através de recursos tecnológicos na construção de conhecimento com um documentário filmado.
Na oportunidade em que o Museu trabalha também com a globalização, pois esta divulgando a cultura em escolas, sites e pontos comercias.

1.3 OBJETIVO ESPECÍFICO


Durante este projeto vamos abordar a globalização e a tecnologia na vida das crianças, como é o relacionamento, cada vez mais precoce, das crianças com a tecnologia e de que forma isso muda o comportamento delas. Com elas cada vez mais inteiradas com as novidades tecnológicas, os professores não podem ficar parados e também devem se atualizar, para poder acompanhar o ritmo que seus alunos recebem informações do meio exterior. Ainda não se pode ficar sem o acompanhamento de uma metodologia adequada ao ritmo da informação hoje em dia, uma vez que de nada adiantaria uma evolução entre alunos e professores se os métodos de ensino permanecer sempre os mesmos.
Paralelo a isso, temos um exemplo de cultura de raiz, aquela que foge completamente das modernidades que a maioria dos alunos está acostumada. Mostraremos um pouco do Museu Afro Brasileiro, suas obras e sua história, e como as crianças, acostumadas a tecnologia e modernidades, encaram tradições secular.

1.4 CONTEÚDOS

O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, que oferece entrada e atividades gratuitas. Inaugurado em 23 de outubro de 2004, localiza-se no Parque Ibirapuera na cidade de São Paulo. Expõe o acervo e realiza exposições temporárias, além de possuir uma biblioteca especializada e um teatro/auditório. O museu se encontra no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, conhecido como Palácio das Nações, fazendo parte do conjunto arquitetônico do Parque do Ibirapuera projetado pelo arquiteto modernista brasileiro Oscar Niemeyer para as comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo em 1954. O projeto foi encomendado por Ciccillio Matarazzo que tinha a intenção de transformar o novo parque em um centro de arte e cultura na cidade. É um edifício de 11 mil metros quadrados que passou por adaptações para receber o museu em 2004.

 

1.5 METODOLOGIA – HISTORIA


Primeiramente para conseguirmos efetuar a filmagem aos 10-09-2012 precisamos ligar para o Museu, oportunidade em que conversamos com a Ana Paula em que nos solicitou para enviássemos um e-mail para anapaula@museuafrobrasil.org.br para a mesma autorizar para que entrássemos com câmeras digitais e pudéssemos efetuar a reportagem.
Diante a autorização levaremos uma câmera digital, caderno lápis e o relato da historia do Museu Afro brasileiro, e neste iremos abordar  diversos assuntos e temas sobre o local.
 O grupo ira solicitar para um ajudante sem ser do grupo para que nos filme e que nos ajude se for necessário, bem como queremos entrevistar com um dos funcionários para termos respostas concretas.
Projetamo-nos em filmar e fotografar pontos históricos e pontos mais significativos do ambiente, com o objetivo de elaborar conceitos e relatos sobre o local.
Faremos debates, visita ao local estudado utilizará recursos tecnológicos para registrar os acontecimentos analisando os pontos significativos como estrutura, paisagens, arte, população, fatos históricos.
Uma proposta que busca ensinar a história atual rompendo com as visões do ensino tradicional, revendo a dimensão cronológica do tempo, marcada com uma linha do tempo logo na entrada da igreja, com registros e fatos de acontecimentos numa nova dimensão para o aprendizado do aluno feitas a partir de observações e de análise.
1.6 METODOLOGIA - TECNOLOGIA APLICADA NA EDUCAÇÃO
Primeiramente será efetuada uma pesquisa sobre o comportamento da criança perante o uso da tecnologia, como a tecnologia esta avançada na infância e o que vem sendo atingido perante o mundo globalizado.
Logo em seguida, sondaremos uma criança chamada Nicole para verificarmos a sua intimidade diante do computador, sendo assim após a observação iniciaremos a gravação do vídeo.
Por ser uma criança que é sobrinha de uma das integrantes do grupo, a filmagem será realizada na residência de Nicole, pediremos para que a mesma efetue algum jogo de seu conhecimento no computador, e iniciaremos o vídeo.
Sendo assim deixaremos interagindo com o mundo virtual e após daremos um breve histórico informativo de como a globalização e a tecnologia na vida das crianças vem avançando a cada vez mais.
Em seguida no vídeo blog conterá imagens, charges, vídeo reportagem, vídeo da Nicole com o mundo virtual, fotos do grupo reunido para a elaboração do trabalho, elenco e agradecimentos a todos os que participaram do Video Blog.
1.6.1 METODOLOGIA - FOTO DOCUMENTÁRIO
Em primeiro momento será realizado uma pesquisa sobreo museu Afro, para depois realizarmos um documentário onde serão abordadas as transformações e sua importância de sua história afro e na cultura da cidade de São Paulo. Faremos debates, visita ao local estudado utilizará recursos tecnológicos para registrar os acontecimentos analisando os pontos significativos como estrutura, paisagens, arte, população, fatos históricos.
Aos 13/09/2012 fotografamos a primeira etapa sendo a foto do grupo reunido.
Aos 14/09/2012 fotografamos o segundo encontro com o grupo reunido.
Aos 17/09/2012 fotografamos o terceiro encontro com o grupo reunido.
Aos 18/09/2012 fotografamos o quarto encontro com o grupo reunido.
Em 09/10/2012 reuniremos para formalizar o blog
Em 06/10/2012 iremos ao museu Afro em que filmaremos e fotografaremos o local.
1.7 RECURSOS
Utilizaremos diversos materiais entre eles: lápis, cadernos, folha de sulfite, caneta marca texto, caneta, celular, câmera digital, computados, Notebook, pen drive, blog, e-mail, Facebook, Picasa, Netbook, caixas alto-falantes, sites de pesquisas, Power point.

1.8 CRONOGRAMA GERAL
Dia 13/09/12 nos reunimos para escolha do lugar onde será feito o documentário.
Dia 06/10/12, visitamos o local escolhido para que todos pudessem conhecer o Museu afro.
Dia 09/10/2012 reuniremos para formalizar o blog.
Dia 12/10/2012 o grupo irá se reunir para organizar os projetos que estarão no Blog.
Dia 19/10/12, resolvemos tudo o que faltava.
Dia 12/11/2012 concluímos as pesquisas feitas por todos deixando pronto o projeto que deve ser entregue dia 14/11/12.
Entre o dia 07/11/2012 até 14/11/2012, finalizamos com a edição dos documentários.
1.8.1 CRONOGRAMA-ATRIBUIÇÃO.
Aos 25/08/2012 a integrante do grupo Simone efetuou uma pesquisa sobre tecnologia na infância.
Aos 08/09/2012 a integrante do grupo Rosimeire pesquisou sobre globalização e tecnologia na infância.
Dia 13/09/12 nos reunimos para escolha do lugar onde será feito o documentário.
Dia 14/09/2012 distribuiremos as tarefas do trabalho dividindo por grupos.
Dia 17/09/2012 todos trouxeram suas partes digitadas para incluirmos no projeto.
Dia 11/10/2012 Simone criou o Blog.
Dia 12/10/2012 o grupo irá se reunir para organizar os projetos que estarão no Blog.
06/10/2012 Rosimeire irá efetuara a atividade com Nicoly filmando o desenvolvimento da criança com o computador.
De 13/09/2012 à 18/09/2012 Excelcior tirou as fotos do grupo.
Dia 19/10/2012 Agusto irá colocar no Blog as fotos do Grupo.
Dia 12/11/2012 todos irão se reunir para incluir e verificar como esta o Blog.
1.9 CONCLUSÃO
Podemos concluir com esse projeto que adquirimos conhecimentos com a tecnologia, onde podemos desenvolver habilidades na nossa formação profissional e pessoal, em que aprendemos a desenvolver conceitos da tecnologia em sala de aula.
Este projeto estabeleceu atitudes em grupos onde todos interagiram em torno do trabalho, mostrando desempenho e habilidades com a tecnologia, fazendo com que cada um conhecesse mais o mundo globalizado e o que irá trazer para a vida das crianças.
Diante disso, pesquisar o trabalho do Museu Afro Brasileiro nos revelou grandes conhecimentos da cultura Afro, onde podemos saber sobre a história e passar esse conhecimento para os nossos alunos e conscientiza-los sobre o preconceito, racismo  e de suas origens.
Pode-nos também abrir portas para mais um conhecimento cultural, bem como trabalhar com um vídeo é algo muito interessante e uma forma de nos expressarmos na prática.


















BIBLIOGRAFIA E FONTES DE REFERÊNCIAS
ERICKSON, Erick. Infância e sociedade. Rio de Janeiro, Zahar, 1976.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PAPERT, Seymour. Logo : computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1988.

PIAGET, Jean. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1979.

Trabalho Docente - Educador - Brasil Escola



Almeida, Lúcia Marina Alves de: Geografia Geral e do Brasil. Ática, 2005 - SP 1º edição.
Cotrim, Gilberto: História Global. Saraiva 2005 - SP 8º edição.